GuitarCoop Store

O álbum do Duo Siqueira Lima já está disponível em nossa loja.
CD com entrega para todo o Brasil e Download em alta definição.

The Art of Duo Siqueira Lima

Granados, Villa-Lobos, Piazzola, Oswald, Pascoal.

The Art of Duo Siqueira Lima

Cecilia Siqueira (Uruguai) e Fernando de Lima (Brasil) conheceram-se durante o 2º Concurso Internacional de Violão Pró-Música, realizado pelo SESC em Caxias do Sul (2001). Fernando e Cecilia empataram em primeiro lugar. Mas o concurso marcaria outra guinada na vida e na carreira dos músicos: o surgimento do casal Fernando e Cecilia e, posteriormente, do Duo Siqueira Lima. Aclamados por público e crítica, o duo dilui as fronteiras entre popular e erudito, em impecável virtuosismo técnico-interpretativo, com poder de conquistar o público imediatamente. Para sua première na GuitarCoop, o duo apresenta um repertório eclético unindo popular e erudito, em torno do tema do nacionalismo, movimento musical de meados do século XIX que incorporou elementos indenitários da música de cada país, e floresceu ao lado de movimentos políticos que clamavam pela independência e afrontavam a supremacia da música europeia. Seus princípios estéticos baseiam-se na apropriação de manifestações populares e elementos simbólicos do folclore, com o uso de ritmos e melodias do imaginário e da cultura popular. De Enrique Granados Campiña (1867-1916), representante da música nacionalista espanhola, o duo apresenta Valsas Poéticas, composta originalmente para piano, na juventude de Granados. Dedicada ao pianista e compositor espanhol Joaquin Malats, a versão é uma transcrição para dois violões de Sérgio Abreu.

Henrique Oswald (1852-1931), é, nas palavras de Villa-Lobos, nosso “mais admirável compositor” do início do século XX, mas foi relegado a um quase esquecimento após a Semana de Arte Moderna, devido a sua estilística marcadamente europeia. Il Neige, composta em 1902 originalmente para piano, é apresentada na transcrição de Fernando de Lima para dois violões.

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é nosso mais idiomático compositor, criador de uma linguagem singularmente brasileira. Sua influência, do erudito ao popular, se estende até os dias de hoje e sua obra para violão figura entre as mais importantes da história do instrumento. O duo apresenta Lenda do Caboclo (1920), composta originalmente para piano, em arranjo para dois violões de João Luiz que conserva sua integridade, com novo timbre. A transcrição inédita das Bachianas Brasileiras nº 4, para dois violões, de Fernando de Lima, é gravada pela primeira vez neste disco. Composta originalmente para piano (1930-1941) e orquestrada em 1942. Hermeto Pascoal (1936), compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro, apresenta uma linguagem de forte brasilidade fundida com o jazz. Bebê, gravada no seu primeiro LP no Brasil, “Música Livre de Hermeto Pascoal”, de 1976, é apresentado pelo duo com arranjo de Sérgio Assad. De Astor Piazzolla (1921-1992), Quatro Estações Portenhas, também conhecida por “Quatro Estações de Buenos Aires”, é composta de quatro tangos: embora autônomos, Piazzolla interpretava-os em conjunto, constituindo uma espécie de suíte popular. Pictórica, dá-nos a impressão de vivenciar as quatro estações da capital argentina.

O duo apresenta duas delas, de 1970: Inverno Portenho, em arranjo para dois violões de Sérgio Assad, e Primavera Portenha, transcrita para dois violões por Fernando de Lima. Em um tema tão plural quanto o nacionalismo, Duo Siqueira Lima dá uma magistral demonstração de expressividade. Mais que técnica, isso requer uma explosão que só encontra paralelo, talvez, no amor. O amor entre os violões de Fernando e Cecilia ultrapassa o acordo e transforma-se em acorde. Um diálogo de almas e culturas, unidas pela linguagem universal da música. E que busca outro amor para perpetuar-se: o ouvinte.

Paulo Martelli / Bruno Malavolta

©Duo Siqueira Lima 2016

Enrique GRANADOS (1867 – 1916)
01. Valses Poéticos (Arr. Sérgio Abreu) 14’17
Vivace Molto (Introducción)
Melódico
Tempo de Vals Noble
Tempo de Vals Lento
Allegro Humorístico
Allegretto (Elegante)
Quasi ad libitum (Sentimental)
Vivo
Presto
Tempo de vals

Henrique OSwALD (1852 – 1931)
02. Il Neige (Arr. Fernando de Lima) 3’28
Heitor VILLA – LOBOS (1887 – 1959)
03. A Lenda do Caboclo (Arr. João Luiz) 3’34
Astor Piazzolla (1921 – 1992)
04. Primavera Porteña (Arr. Fernando de Lima) 5’16 05. Invierno Porteño (Arr. Sérgio Assad) 6’02
Hermeto Pascoal (1932)
06. Bebê (Arr. Sérgio Assad / Duo Siqueira Lima) 4’20
Heitor Villa – Lobos (1887 – 1959)
Bachianas Brasileiras N. 4 (Arr. Fernando de Lima)
07. Prelúdio (Introdução) 3’34
08. Coral (Canto do Sertão) 4’16
09. Ária (Cantiga) 4’18
10. Dança (Miudinho) 3’09

Créditos

The Art of Duo Siqueira Lima

Idealização: GuitarCoop
Gravação: Auditório Unibes Cultural
Data: 2015
Engenharia de som: Ricardo Marui
Assistente de gravação: Henrique Caldas
Edição e Mixagem: Sérgio Abreu, Cecilia Siqueira,
Fernando de Lima e Ricardo Marui

Produção Musical: Sérgio Abreu
Design Gráfico, Fotos e Vídeos: Eduardo Sardinha
Web Design: Eduardo Sardinha  e Patrícia Millan – Sardinha17
Textos: Paulo Martelli, Ricardo Dias, Camilo Carrara
Produção Executiva: Lilah Kuhn
Violão: Sérgio Abreu (Cecilia Siqueira: 2013, Fernando de Lima: 2014)
Cordas: Duo Siqueira Lima toca com Augustine Strings (regals blue)
Microfones: Royer SF-24, DPA 2006
Sistema de Gravação: Pro Tools HD2
Pré-amplificador: Millenia HV-3D
Monitoração: B&W 804
Amplificador: Anthem MCA 20
Software de gravação e edição: Pro Tools 8 HD
Cabos: Audioquest King Cobra
Agradecimentos: Gostaríamos de expressar nosso profundo agradecimento e dedicar este disco a Sérgio Abreu por toda sua entrega e envolvimento como produtor deste projeto durante todas as suas fases. Impossível descrever sua essencial e carinhosa participação neste CD e em nosso desenvolvimento musical. Também agradecemos a indispensável colaboração de Ricardo Marui, Marcelo Kayath, Paulo Martelli, Fabio Zanon, Ricardo Dias e Shirley Higa.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?