Vento Brando

João Camarero me ligou: -Preciso falar contigo, coisa séria. -Ok, quando quiser. -Vamos almoçar amanhã? Há uns anos o pessoal do violão me “alertava”: -Já viu esse garoto de Avaré? -Já ouviu o Camareiro? (sim, soava como se tivesse um i) -Tem um cara aí que toca muito, precisa conhecer! Um amigo, famoso chato, que não gosta de nada nem de ninguém, me dizia o mesmo. Outro, mais chato ainda, se impressionou com a destreza e a beleza do som. -Cara, vou gravar um novo disco. -Faz muito bem, o primeiro é espetacular. -Mas eu quero que você produza esse! Um grande amigo me disse de um seu aluno: -Precisa conhecer, o cara é incrível! -Está tendo aula por quê? -Ele não está satisfeito com a técnica dele, quer dar uma limpada, uma aprimorada. -Deve ser maluco.

-Você tá maluco? Meu negócio é clássico estrito, vou te atrapalhar mais que ajudar! -Mas eu quero isso, um olhar mais clássico, mesmo! -E se eu te engessar? Nesse aspecto, tolice minha; João é “inengessável”!

Aí conheci. Levaram o tal fenômeno na minha casa, e o mínimo que posso dizer é que ninguém havia mentido. O cara era bom. MUITO bom. Espantosamente bom!

-Tá bom, produzo, mas meu negócio é partitura! -Não, nada disso, vai botar o ouvido para funcionar.

-Eu vou atrapalhar…

Da visita vieram outras, de outras vieram almoços, jantares, cafés, charutos, rodas, shows, recitais… E o cara sempre me impressionando, nunca estava satisfeito, uma busca não pela perfeição formal, habitualmente uma coisa chata: mas a busca por um ideal sonoro, de ficar horas com a música já dominada buscando um fraseado, limpar uma passagem de trecho com imperfeições que só ele ouvia, uma procura incessante e quase insana.

Acabei não atrapalhando. No estúdio, a presença de seu amigo e parceiro João Lyra era assustadora: o homem entendia TUDO de gravação. Na passagem de som uma coisa solta, relaxada; acendia a luz de alerta e o homem tocava lindamente, praticamente tudo de primeira. O outro convidado, Lucas Arantes, veio de São Paulo para essa gravação. Chegou, abriu o estojo, tirou o cavaco, afinou, fez UM take, perfeito, e foi embora. Nas carrapetas, Gil Costa, um virtuose. Assim nem eu conseguiria atrapalhar!

E o disco ficou pronto. Muito orgulho ao ouvi- lo, mas orgulho sem vaidade: não fiz nada, minha interferência foi mínima. Mas orgu- lho de ter testemunhado um trabalho sério, honesto, dedicado, de amor e principalmente de respeito à música. De ter meu nome associado a um CD maravilhoso, de um virtuose, de um violonista excepcional, um músico de exceção, mas especialmente um amigo querido, um cara do bem. Cracaço!

Ricardo Dias

Vídeos

Entrevista João Camarero
por Ricardo Dias

YouTube video

Produzido por GuitarCoop
Imagens: Eduardo Sardinha
Áudio: Alexandre Hang
Edição: Thiago Abdalla
Tradutor: David Molina
Trilha Sonora: O maestro na farra – João Camarero
Local: Casa do Choro (Rio de Janeiro/BR)
Data: 18 de fevereiro de 2018

Choro (da Brasiliana nº13)
Compositor: Radamés Gnattali

YouTube video

Produzido por GuitarCoop
Violão: João Camarero
Compositor: Radamés Gnattali
Imagens/Edição: Eduardo Sardinha

Engenharia de Som: Gil Costa
Mixagem: Ricardo Marui
Data: Fevereiro/2019
Local: Casa do Choro – Rio de Janeiro

Repertório

1. Tocata em Ritmo de Samba / 3:24 Radamés Gnattali

2. Choro (da Brasiliana no13) / 1:57 Radamés Gnattali

3. Valsa nº3 / 4:09 Augustín Barrios

4. Inspiração / 3:02 Aníbal Augusto Sardinha ‘Garoto’

5. Enigma / 3:20 Aníbal Augusto Sardinha ‘Garoto’

6. Paulistano / 2:19 Rafael Mallmith e João Camarero

7. Vento Brando / 5:29 João Camarero e Cristovão Bastos

8. Makarasu / 6:50 João Lyra Participação de João Lyra (violão)

9. Quadradinho / 3:01 Canhoto da Paraíba
Participação de João Lyra (violão) e Lucas Arantes (cavaquinho)

10. O Maestro na Farra / 1:57 João Camarero

11. Camará / 4:40 Raphael Rabello e Paulo César Pinheiro

Credits – Vento Brando

Idealização GuitarCoop
Gravado no Estúdio Bagual, Rio de Janeiro, Brazil, March 2018
Engenharia de somGil Costa
Produzido por: Ricardo Dias
Edição: Gil Costa
Mixagem: Ricardo Marui
Masterização: Ricardo Marui
Textos: Ricardo Dias e Lucas Nobile
Design Gráfico: Marcela Bartz
Fotos: Daniel Capu
Violões: Ricardo Dias 2005 and Obana Shigeo 2015
Cordas: Augustine Regal/Blue
Microfones: Sennheiser EMI 184
Sistema de Gravação: Universal Audio Apollo 16
Pré-amplificador:
Neve 1073 dpx
Cabos: Mogami

Agradecimentos: Ricardo Dias, Vicente Paschoal, Fabio Zanon, Gil Costa, Daniel Capu, Artur Padua, Yuri Reis, João Lyra, Lucas Arantes and Bozó.

Specially to: Yamandu Costa, Elodie Bouny, Marcela Bartz and Sergio Abreu.

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Pular para o conteúdo