João Camarero me ligou: -Preciso falar contigo, coisa séria. -Ok, quando quiser. -Vamos almoçar amanhã? Há uns anos o pessoal do violão me “alertava”: -Já viu esse garoto de Avaré? -Já ouviu o Camareiro? (sim, soava como se tivesse um i) -Tem um cara aí que toca muito, precisa conhecer! Um amigo, famoso chato, que não gosta de nada nem de ninguém, me dizia o mesmo. Outro, mais chato ainda, se impressionou com a destreza e a beleza do som. -Cara, vou gravar um novo disco. -Faz muito bem, o primeiro é espetacular. -Mas eu quero que você produza esse! Um grande amigo me disse de um seu aluno: -Precisa conhecer, o cara é incrível! -Está tendo aula por quê? -Ele não está satisfeito com a técnica dele, quer dar uma limpada, uma aprimorada. -Deve ser maluco.
-Você tá maluco? Meu negócio é clássico estrito, vou te atrapalhar mais que ajudar! -Mas eu quero isso, um olhar mais clássico, mesmo! -E se eu te engessar? Nesse aspecto, tolice minha; João é “inengessável”!
Aí conheci. Levaram o tal fenômeno na minha casa, e o mínimo que posso dizer é que ninguém havia mentido. O cara era bom. MUITO bom. Espantosamente bom!
-Tá bom, produzo, mas meu negócio é partitura! -Não, nada disso, vai botar o ouvido para funcionar.
-Eu vou atrapalhar…
Da visita vieram outras, de outras vieram almoços, jantares, cafés, charutos, rodas, shows, recitais… E o cara sempre me impressionando, nunca estava satisfeito, uma busca não pela perfeição formal, habitualmente uma coisa chata: mas a busca por um ideal sonoro, de ficar horas com a música já dominada buscando um fraseado, limpar uma passagem de trecho com imperfeições que só ele ouvia, uma procura incessante e quase insana.
Acabei não atrapalhando. No estúdio, a presença de seu amigo e parceiro João Lyra era assustadora: o homem entendia TUDO de gravação. Na passagem de som uma coisa solta, relaxada; acendia a luz de alerta e o homem tocava lindamente, praticamente tudo de primeira. O outro convidado, Lucas Arantes, veio de São Paulo para essa gravação. Chegou, abriu o estojo, tirou o cavaco, afinou, fez UM take, perfeito, e foi embora. Nas carrapetas, Gil Costa, um virtuose. Assim nem eu conseguiria atrapalhar!
E o disco ficou pronto. Muito orgulho ao ouvi- lo, mas orgulho sem vaidade: não fiz nada, minha interferência foi mínima. Mas orgu- lho de ter testemunhado um trabalho sério, honesto, dedicado, de amor e principalmente de respeito à música. De ter meu nome associado a um CD maravilhoso, de um virtuose, de um violonista excepcional, um músico de exceção, mas especialmente um amigo querido, um cara do bem. Cracaço!
Ricardo Dias
Produzido por GuitarCoop
Imagens: Eduardo Sardinha
Áudio: Alexandre Hang
Edição: Thiago Abdalla
Tradutor: David Molina
Trilha Sonora: O maestro na farra – João Camarero
Local: Casa do Choro (Rio de Janeiro/BR)
Data: 18 de fevereiro de 2018
Produzido por GuitarCoop
Violão: João Camarero
Compositor: Radamés Gnattali
Imagens/Edição: Eduardo Sardinha
Engenharia de Som: Gil Costa
Mixagem: Ricardo Marui
Data: Fevereiro/2019
Local: Casa do Choro – Rio de Janeiro
1. Tocata em Ritmo de Samba / 3:24 Radamés Gnattali
2. Choro (da Brasiliana no13) / 1:57 Radamés Gnattali
3. Valsa nº3 / 4:09 Augustín Barrios
4. Inspiração / 3:02 Aníbal Augusto Sardinha ‘Garoto’
5. Enigma / 3:20 Aníbal Augusto Sardinha ‘Garoto’
6. Paulistano / 2:19 Rafael Mallmith e João Camarero
7. Vento Brando / 5:29 João Camarero e Cristovão Bastos
8. Makarasu / 6:50 João Lyra Participação de João Lyra (violão)
9. Quadradinho / 3:01 Canhoto da Paraíba
Participação de João Lyra (violão) e Lucas Arantes (cavaquinho)
10. O Maestro na Farra / 1:57 João Camarero
11. Camará / 4:40 Raphael Rabello e Paulo César Pinheiro
Idealização GuitarCoop
Gravado no Estúdio Bagual, Rio de Janeiro, Brazil, March 2018
Engenharia de som: Gil Costa
Produzido por: Ricardo Dias
Edição: Gil Costa
Mixagem: Ricardo Marui
Masterização: Ricardo Marui
Textos: Ricardo Dias e Lucas Nobile
Design Gráfico: Marcela Bartz
Fotos: Daniel Capu
Violões: Ricardo Dias 2005 and Obana Shigeo 2015
Cordas: Augustine Regal/Blue
Microfones: Sennheiser EMI 184
Sistema de Gravação: Universal Audio Apollo 16
Pré-amplificador: Neve 1073 dpx
Cabos: Mogami
Agradecimentos: Ricardo Dias, Vicente Paschoal, Fabio Zanon, Gil Costa, Daniel Capu, Artur Padua, Yuri Reis, João Lyra, Lucas Arantes and Bozó.
Specially to: Yamandu Costa, Elodie Bouny, Marcela Bartz and Sergio Abreu.