J.S. BACH (1685 – 1750)

Transcrições inéditas para violão barroco

Enquanto J. S. Bach (1685-1750) produzia música de câmara para o príncipe da corte de Köthen, ele trabalhava nas composições para teclado para seus filhos e sua segunda mulher, Anna Magdalena. As primeiras cinco Suites Francesas apareceram no chamado Anna Magdalena Notebook de 1722. A primeira Suite e parte da segunda, também estão presentes no segundo livro de música para Anna Magdalena, iniciado em 1725.

A primeira Suite BWV 812 em Ré Menor abre com uma Allemand, seguindo de um Courant no estilo francês. Na sequência, temos uma Saraband muito expressiva, apresentando figuras retóricas de catabases em toda sua estrutura. A única galanteie na primeira Suite é um par de Minuets, ambos em Ré Menor. A Gigue que fecha esta obra apresenta um contraponto que lembra uma Fuga, tendo o tema invertido na sua segunda parte. Na versão apresentada nesta gravação, esta Suite é transposta para tonalidade de Sol Menor.

O Prelude BWV 924 em Dó Maior é o primeiro dos nove pequenos prelúdios para teclado de Bach. Parece consenso entre os historiadores que esse material foi escrito pelo compositor para ensinar seus filhos talentosos. Esta obra é apresentada aqui em Mi Bemol Maior.

As 6 Suites para violoncelo solo foram escritas no mesmo período em que Bach viveu em Köthen (1717-1723). Esses trabalhos são o ápice da produção do compositor em atingir o efeito do contraponto implícito a três e quatro vozes em música polifônica numa única linha musical. A primeira Suite BWV 1007 em Sol Maior é composta de seis movimentos: Prelude, Allemand, Courant, Saraband, Minuet I & II e Gigue e está entre as mais populares do compositor.

Este CD apresenta também a Saraband e Gavotte da sexta Suite BWV 1012 para violoncelo, cuja tonalidade original é em Ré Maior. Todas as obras escritas para cello apresentadas neste álbum foram transpostas para Mi Bemol Maior.

 

Paulo Martelli
Araraquara 10 de setembro de 2017

Créditos

Idealização: GuitarCoop
Gravação: Sala Boa Vista
Data: Agosto/2017
Engenharia de som: Ricardo Marui
Mixagem: Ricardo Marui
Masterização: Homero Lotito
Produção Musical: Henrique Caldas
Textos: Paulo Martelli
Design Gráfico: Edson Vargas


Fotos: Ana Braga

Violão: Samuel Carvalho (2004)
Cordas: Augustine
Microfones: Royer SF-24, DPA 2006
Sistema de Gravação: Metric Halo LIO-8
Pré-amplificador: Millenia HV-3D
Software de Gravação e Edição: Pro Tools 12
Cabos: Van den Hull D-102

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Pular para o conteúdo