Scott Tenant é um dos violonistas mais importantes de sua geração. Faz parte de um grupo de artistas que proporcionaram uma transição entre a aura mítica dos violonistas românticos (Llobet, Segovia e Pujol) e uma abordagem clara e precisa da técnica do instrumento. Com essa geração as soluções musicais puderam ser compreendidas e seguidas por uma ampla gama de violonistas em diferentes níveis e propostas estéticas. É um violonista da era moderna, onde o violão encontrou, de forma ampla e definitiva, seu ponto de inserção nas salas de concerto como um equivalente a qualquer outro instrumento. Tenant contribuiu para isso de forma decisiva como concertista, camerista e professor.
Scott Tennant foi aluno de Pepe Romero e James Smith. Violonista precoce e participante escolhido para os Master Classes na USC com Segovia em 1981 e 1986, ele venceu o segundo Prêmio da Rádio de Paris em 1988 e o primeiro prêmio no Tokyo International Guitar Competition de 1989. Scott tem gravações como solista para os selos GHA, Delos e GSP labels. Tennant é especialmente festejado por sua abordagem da música espanhola e por sua especial afinidade com a música de Joaquín Rodrigo.
Além de sua proeminência como solista, Scott Tennant criou um dos grupos de câmara mais influentes do mundo, o Los Angeles Guitar Quartet (LAGQ), com o qual recebeu o GRAMMY de 2005 pelo cd “LAGQ’s Guitar Heroes”. O Quarteto é formado inteiramente por ex-alunos da USC Thornton School of Music, onde atualmente Tennant é professor associado. Esse grupo participa de sua gravação da obra integral de Joaquin Rodrigo, para solo, duo e quarteto, além de todos concertos com violão. Com o LAGQ gravou com a GHA, Delos, Sony Classical, Windham Hill, Deutsche Grammophon e para a Telarc labels. Através desse quarteto, Tennant e seus colegas tem influenciado outros grupos importantes pelo mundo. No Brasil podemos lembrar do Quaternaglia e do Quarteto TAU.
Como didata, contribuiu mundialmente para o pensamento em torno da técnica do instrumento em quatro publicações nas quais reúne e discute princípios de diversas escolas antigas e contemporâneas em torno de um objetivo musical extremamente ambicioso. É o que faz do seu método “Pumping Nylon” uma referência obrigatória, especialmente no Brasil, onde figura nas listas dos trabalhos técnicos mais usados em conservatórios e universidades, um dos livros fundamentais para a formação de violonistas no mundo todo.
Site oficial: www.scott-tennant.net